A Lenda do Preste João

Fala galera do Desconversa!

Essa semana trabalharemos um pouco com o imaginário, a mentalidade dos portugueses na Idade Moderna, por isso abordaremos algumas de suas lendas e mitos que foram criados ao longo da sua História. Falaremos hoje sobre uma famosa lenda européia medieval, mas que permaneceu durante a modernidade: a lenda do Preste João.

Preste João seria o rei de um reino católico na África. Apesar de ser uma lenda, por nunca ter sido encontrado, a história surge de um fato real: a existência de um lugar na África, a Etiópia, onde vivia uma população negra que adotara o cristianismo.

Tal lenda, cujo rei seria descendente de Baltasar, um dos Reis Magos, e inimigo dos muçulmanos, fazia parte do imaginário europeu desde meados do século XII e contribuiu para o processo de Expansão Marítima portuguesa, visto que um dos objetivos do rei de Portugal D. João II era localizar o dito reino.

Prestejoão 293x300 A Lenda do Preste João

Até a próxima, pessoal!

Autor: André Sampaio

Compartilhar via

6 Comentários

  1. resposta uma bosta…..vai aprender as coisas antes de escrever kkkk :(

    Post a Reply

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>