Teoria Malthusiana e Neomalthusiana

E ai, craques da geografia!

Recebi uma pergunta muito interessante no P&R e quero esclarecer a resposta pra voces.

“Qual é a diferença entre a teoria malthusiana e a neomalthusiana?”

Esclarendo para o pessoal do Desconversa:

A teoria malthusiana foi elaborada por Thomas Robert Malthus, pastor protestante, por volta de 1798. Ele acreditava que a população tinha potencial de crescimento ilimitado, enquanto a natureza, inversamente, recursos limitados para alimentá-la. Enquanto as populações crescem, segundo ele, em PG (Progressão Geométrica), a produção de alimentos cresce em PA (Progressão Aritmética). Para evitar as tragédias da subnutrição, fome, doenças, etc. Malthus pregava a sujeição moral como forma de controle, que previa a abstinência sexual e o adiantamento de casamentos, e era estritamente contra o uso de contraceptivos.

A teoria neomalthsiana surgiu após a 2º Guerra Mundial, no período keynesiano, quando as multinacionais passaram a investir em alguns países subdesenvolvidos (industrialização tardia). Pregava uma forma de controle na qual o Estado deveria patrocinar todo o tipo de assistência, inclusive aborto, vasectomia, ligadura de trompa etc. Argumentava que os jovens eram um peso para os adultos, já que o Estado teria que investir em educação e saúde pública ao invés de investir em recursos produtivos, e de que a baixa renda per capita de um país ocorre em função da explosão demográfica no mesmo.

E ai, gostaram?
Qualquer duvida, é so escrever para mim!

Abraços,
Pedro Grillo.

Autor: Pedro

Compartilhar via

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>